sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Avaliação: dificulades e possibilidades no processo ensino aprendizagem

Tema: meio ambiente Série: 1ª ensino fundamental Tipo avaliação: formativa

A avaliação formativa é o meio mais adequado na minha opinião, porque é uma forma justa de avaliar o aluno. A criança sai da educação infantil e entra na turbulência do ensino fundamental. Tudo é novo para ela, então avaliar através de comentários, onde procuramos observar a avaliação individual de cada aluno e o esforço, parece ser uma maneira justa e coerente de avaliação. A criança não deve ser forçada, ela aprende ao seu tempo, avaliarmos seu desempenho no processo de ensino aprendizagem torna a educação mais atrativa para a criança.

6 comentários:

  1. Realmente, muito interessante essa postagem! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pricila!
    muito boa a sua forma de avaliar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo com sua avaliação é muito boa. Bejos

    ResponderExcluir
  5. Priscila, sua opinião sobre a avaliação é muito interessante pois você considera o todo do processo ensino-aprendizagem. A avaliação formativa se preocupa em coletar dados sobre todos os encaminhamentos das aulas, procurando orientações no sentido de construir e reelaborar o processo ensino-aprendizagem para atingir os objetivos propostos. Valorizar o que os alunos já sabem e partir de temas que são do seu interesse é fundamental para que eles se sintam motivados a construir novos conhecimentos. Abraço.

    ResponderExcluir